Ataque de negação de serviço

Também conhecido como DoS Attack – um acrônimo, em inglês, para Denial of Service – esse tipo de ataque não é uma invasão, mas pode causar muitos prejuízos.

Estamos mais acostumados a ouvir falar sobre malwares e invasões criminosas de sistemas, em que hackers tomam posse de informações e arquivos, cobrando altos valores para devolver os dados. É preocupante e pode destruir um trabalho de décadas, interromper a rotina de empresas, causando grandes impactos e prejuízos.

Embora seja tão prejudicial quanto os demais ciberataques, o ataque de negação de serviço não é feito por meio de uma invasão. Genericamente, podemos dizer que o Attack se caracteriza por um envio enorme (em volume) de requisições, por meio de muitas fontes, o que acaba derrubando as redes e tornando os serviços inoperantes.

Empresas de e-commerce ou que dependem em grande escala de divulgação via site, acabam sendo bastante prejudicadas. Por quê? Ao enviar um volume exacerbado de requisições ao mesmo tempo, o atacante consegue derrubar a rede e os serviços realizados via site e/ou Internet ficam inoperantes, podendo ficar fora do ar por algumas horas ou, até mesmo, dias.

Ficar inoperante pode ser um transtorno muito grande para empresas que dependem da rede para atender clientes ou realizar vendas. Assim, a mais temida das consequências acaba se tornando uma terrível realidade: o prejuízo financeiro. O Google, por exemplo, usa a velocidade de carregamento de um site como requisito para ranqueamento. Se esse site fica fora do ar com frequência, não terá boas posições no ranqueamento de páginas do Google.

O que fazer?

• Invista na infraestrutura do site de sua empresa. É importante priorizar soluções de segurança para sua página e, também, para sua conexão;
• Procure criar senhas fortes para os aparelhos que utiliza e faça atualizações das senhas constantemente. Pode parecer chato, mas é uma medida simples de prevenção que pode evitar uma grande dor de cabeça;
• Atualizar os aparelhos que utiliza (em casa e na empresa). Várias atualizações são disponibilizadas exatamente para corrigir falhas de segurança. Se você não atualizar, ficará mais suscetível aos ataques.

Lembre-se!

Os atacantes estão sempre atentos a novas formas para realizar ciberataques e ficam à espreita, em busca de brechas. Evite deixar brechas para que sofra algum tipo de ataque, limite as portas de entrada para qualquer tipo de invasão. A Sinal Br Telecom segue altos padrões de segurança em conexão. Sempre que precisar, fale com a gente 😉

Compartilhar este post