Sinal Br + IPv6

O Danilo Mendonça Cabreira é Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos de TI, possui certificações reconhecidas internacionalmente pela Cisco, Mikrotik, Sophos, IPv6 (Hurricane Electric) e ITIL. Possui 12 anos de experiência no mercado de soluções para redes de computadores e segurança da informação. Juntamente com a equipe de engenharia e a diretoria é um dos responsáveis pelo planejamento da rede da Sinal Br Telecom. Ele explica sobre o trabalho que a Sinal Br tem realizado a respeito do protocolo IPv6.

Poderia nos explicar, de maneira breve, o que é o IPv6 e por que ele foi criado?

O IPv6 foi desenvolvido em 1996 após um grupo de pesquisa do IEFT identificar que o protocolo IP versão 4, até então o protocolo responsável por fazer todo o endereçamento dos pacotes na Internet, não tinha capacidade de suportar o crescimento da Internet. Lembrando que o protocolo IPv4 foi criado na década de 80 para uso de comunicação entre computadores de uma rede restrita. Com a responsabilidade de garantir o crescimento do número de dispositivos conectados à Internet e também alguns recursos novos relacionados à segurança e mobilidade, o IPv6 foi padronizado após vários estudos de caso e compartilhado mundialmente com a comunidade.

Na visão da Sinal Br, qual a importância do IPv6? Como ele tem impactado os serviços oferecidos pela empresa?

Embora no Brasil nós começamos a fomentar mais o uso de IPv6 nos últimos 5 anos, o protocolo já está em produção da Internet desde o começo dos anos 2000. Porém, devido ao nosso “jeitinho” de planejar as mudanças, acabamos deixando para a última hora. A implantação do IPv6 é de suma importância, pois os blocos IPv4 estão se esgotando no Nic.br e, a partir de 2020, certamente os novos provedores não mais conseguirão solicitar endereços IPv4, somente será alocado endereços IPv6. Para provedores que já possuem seus blocos IPv4, não é mais possível solicitar novos recursos. Desde então, são utilizadas técnicas de CGNAT para garantir que os novos clientes que são ativos diariamente nas redes continuem navegando na Internet sem problemas. Contudo, a técnica de CGNAT tem algumas limitações e os usuários poderão ter algumas experiências ruins com jogos e serviços de streaming de vídeo no futuro.

Como a Sinal Br tem feito a transição entre as tecnologias IPv4 e IPv6?

Temos uma filosofia inovadora e, desde o início da nossa rede, já desenhamos nossos serviços para serem 100% transparentes para ambos os protocolos. Ou seja, todos os clientes da Sinal Br, sem exceção, já possuem compatibilidade nativa com a nova versão do protocolo.

Quais as principais dificuldades enfrentadas pela empresa com o esgotamento de endereços do IPv4? Há quanto tempo vocês vêm se preparando para o IPv6?

Uma das principais dificuldades na implementação do IPv6 é a falta de conhecimento da equipe de TI, que geralmente não possui conhecimento suficiente para compreender a importância de se preparar para o futuro e os problemas de conectividade que eles podem enfrentar pelo não uso do IPv6.
Outro limite é que boa parte dos desenvolvedores de software e equipamentos de rede interna também não se prepararam para o novo protocolo, por isso, dispositivos como impressoras, câmeras de monitoramento, relógio de ponto, televisões, consoles de videogame e outros dispositivos de uso gerais ainda não suportam a nova versão do protocolo.

A Sinal Br já usa o IPv6 integralmente? Os clientes de vocês já se beneficiam desse novo formato?

Sim, através de uma técnica de implementação chamada Dual-Stack, em que as duas versões do protocolo podem trabalhar simultaneamente sem precisar de tradução ou tunelamento, todos os clientes podem utilizar todos os recursos disponíveis pelo protocolo sem nenhuma limitação. Os provedores de acesso possuem sessões BGP via IPv6 para divulgar seus próprios blocos e os clientes corporativos recebem endereços IPv6 nos links de acesso e também contam com servidores DNS recursivos disponíveis diretamente via IPv6.

Na opinião dos especialistas da Sinal Br, quais as principais vantagens do uso do IPv6?

O protocolo IPv6 é a solução para garantir o crescimento exponencial da Internet no mundo. Se pensarmos nas soluções de IoT (Internet das Coisas), somente com a adoção do IPv6 é possível imaginar milhares e milhares de novos dispositivos conectados à Internet no futuro.

Qual a visão da Sinal Br para o futuro das conexões? Fale um pouco sobre como estão se preparando para a nova realidade da Internet.

Além de planejamento para aumentar a capacidade de recursos, nós temos um planejamento estratégico de proteção e segurança da informação e, também, de garantirmos que nossos produtos estejam sempre atualizados e seguindo o que há de mais atual no mercado nacional e internacional. É uma soma de conhecimento técnico e planejamento estratégico.

A empresa disponibiliza ajuda especializada para provedores ou demais clientes que precisem se adequar ao IPv6? Se sim, que instruções poderiam deixar?

Temos várias ações junto com os clientes para incentivá-los na implementação do protocolo. Sabemos que o processo é um pouco lento, mas o quanto antes iniciarmos a implantação, antes estaremos prontos para o futuro.
Em parceria com o Registro.br, nós recomendamos os cursos online disponíveis gratuitamente através do site www.ipv6.br e também apoiamos todos os profissionais que prestam consultoria para provedores e clientes corporativos que incentivem as equipes de TI a iniciar os testes e implantação do protocolo.

Compartilhar este post